A matemática nas Plantas Sequência Fibonacci

A sequência de Fibonacci está em constante presença na natureza. Pode não parecer, mas na natureza todos os pontos em que cada ramo, folha, caule, raiz ou pétala crescem foram estabelecidos de acordo com leis fixas e medidas precisas da geometria. Tanto nas plantas, como nos animais e seres vivos, existem padrões geométricos que são chamados de sequência de Fibonacci, que pode ser entendida como uma lei de acumulação.

A sequência de Fibonacci é bastante fácil de entender, é uma sequência de números, onde o número 1 é o primeiro e segundo termo da ordem e os demais são originados pela soma de seus antecessores, como vemos abaixo:

1, 1, = 1+1=2 agora 2+1=3… e mais 3+2=5 e assim sucessivamente…

1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, 4181…

Fácil não é…

O que torna esta sequência, uma descoberta especial, é a sua ligação com os fenómenos da natureza e o valor aproximado da constante 1,6 (quociente da divisão entre um número e seu antecessor na sequência, a partir do número 3).

Esta equação foi estudada por Leonardo de Pisa, conhecido como Fibonacci e é conhecida como “Equação áurea” ou “Rectângulo áureo”. É possível ver o quanto a equação áurea está presente na natureza aplicando o rectângulo áureo.

Bromelia fibonacci

A sequência de Fibonacci rege a colocação de folhas ao longo de uma haste, garantindo que cada folha tem o máximo acesso à luz solar e da chuva.

Se olharmos para o centro de um girassol: Verificamos que as sementes se alinham em espirais que se cruzam e partindo do centro, e se contarmos o número de espirais que giram em cada sentido (sentido horário / anti-horário), eles sempre será números de Fibonacci.

 

E é desta forma em que tudo o que nos rodeia tem um processo de repetição e de acumulação…

Agora é só observar e apreciar natureza numa perspectiva diferente.

Ficam mais alguns exemplos.

Fibonacci Spiral in plants: At its most simple, a Fibonacci series would be a series in which each number is the sum of the prior two numbers: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89. Divide any Fibonacci number by the number preceding it, and you get a number that ap-proaches Phi, which is a repeating number that is approximately 1.61803. This number has been called the

reminiscent of projective geometry in Thoth deck. Where's the HPS gone?:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s